Blog entry by Beitech .

imagem1
by Beitech . - Tuesday, 8 February 2022, 9:42 PM
Anyone in the world


Quanto mais inovadora uma empresa, mais ela pode impulsionar a produtividade. Por sua vez, esse aumento de produtividade permite que a força de trabalho seja mais criativa e inovadora.


Atualmente a maioria dos executivos já compreende que as empresas precisam maximizar seus recursos para atingir seu potencial e ser a melhor versão de si mesmas. Mas como as médias e pequenas empresas podem impulsionar a produtividade para serem maiores, melhores e mais rápidas em um momento de incerteza? A resposta é simples: inovação.

Vamos dar uma olhada em algumas maneiras pelas quais a inovação pode ajudar as pequenas empresas a aumentar a produtividade e obter o máximo de suas tecnologias e forças de trabalho.

A inovação começa quando surge um problema

Em uma época em que qualquer pessoa pode criar um aplicativo simplesmente arrastando e soltando componentes, a inovação foi democratizada. Todos na força de trabalho agora têm o potencial de se tornarem seus próprios departamentos de TI. Se surgir um problema, não é mais necessário acionar uma equipe altamente treinada para resolvê-lo, basta uma única pessoa com uma ideia criativa para encontrar uma solução. E as soluções são o ponto de partida para a verdadeira inovação.

Inovação tornou-se uma espécie de termo abrangente em uma era de pensadores do céu azul e tecnologias sob medida, sendo usado para descrever qualquer coisa nova. Mas a inovação é mais eficaz quando é direcionada para a resolução de um problema.

Afinal, não é preciso ser Steve Jobs ou Thomas Edison para inovar, basta que alguém da equipe de atendimento ao cliente encontre uma maneira de alavancar uma tecnologia ou processos para remover um gargalo e oferecer um serviço melhor. Ou um representante de vendas que percebe que as novas ferramentas de vendas podem ser mais eficazes do que reuniões presenciais, permitindo que reservem o dobro do tempo em campo. Ou ainda um varejista que responde ao fechamento de lojas imaginando um aplicativo de vestiário virtual que permite aos clientes experimentar looks de casa; em seguida, basta clicar e coletar o que desejam, sem contato e sem preocupações.

Qualquer um pode ser um solucionador de problemas, por isso é tão importante para as médias e pequenas empresas criarem uma cultura de inovação para aumentar a produtividade. Mas a inovação pode ser efêmera, difícil de definir e ainda mais difícil de medir. Então, como as pequenas empresas podem construir com sucesso uma base para inovação e produtividade na era digital?

A importância da inovação é clara, mas falta execução

Estamos em um momento único. Um relatório da McKinsey mostra que 80% dos executivos pensam que seus modelos de negócios atuais estão em risco. 84% afirmam que a inovação é importante para a estratégia de crescimento da companhia. E apenas 6% estão satisfeitos com o seu desempenho de inovação.

Essas estatísticas revelam um enigma. Muitos líderes empresariais percebem que o cenário está mudando e que precisam inovar para acompanhar, mas poucos estão fazendo isso com sucesso. Curiosamente, um dos motivos pelos quais eles não estão agindo pode ser o motivo exato pelo qual precisam: incerteza.

A chave para navegar na mudança é inovar e estar à frente dela, mas o medo de ser queimado por iniciativas de inovação fracassadas pode levar a uma abundância de cautela. Para CEOs de pequenas empresas, essa é uma consideração importante em tempos de aperto no orçamento. Também é importante considerar que grandes orçamentos de P&D não necessariamente tornam a empresa mais inovadora.

A inovação não precisa ser impulsionada por iniciativas caras e em grande escala. As pequenas empresas podem começar resolvendo um problema de cada vez, aumentando a produtividade no processo.

As PMEs não precisam começar com uma grande ideia, podem começar com uma pequena lista

Ao abordar a mudança rápida do comportamento do cliente, a velocidade crescente dos ciclos de negócios e a corrida para ser o primeiro no mercado, iniciativas maiores de P&D podem ajudar. Mas, quando se trata de melhorar a produtividade, pequenas mudanças podem ser muito úteis. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a inovação pode levar a soluções para pequenas empresas com um grande impacto.

1. Atualize a infraestrutura de TI legada com novas plataformas baseadas em nuvem. Essas plataformas são mais fáceis e baratas de manter, permitem melhores conexões entre a força de trabalho e fornecem mais flexibilidade para o desenvolvimento de aplicativos e novos serviços. Maior eficiência leva à melhor produtividade.

2. Aproveite a Inteligência Artificial para automatizar processos e aumentar a produtividade. A IA pode ser usada em tudo, desde marketing e vendas até atendimento ao cliente. Automatizar tarefas trabalhosas e assassinos de produtividade pode liberar a força de trabalho para se concentrar em trabalhos de maior valor. Além disso, as empresas podem implantar chatbots para fornecer opções de autoatendimento e diminuir a carga de seus representantes.

3. Reúna a equipe. As empresas podem usar sua inteligência coletiva para encontrar soluções para problemas recorrentes e “fraquezas” de negócios. Reúna membros da equipe de diferentes departamentos e funções e peça-lhes que listem todos os gargalos de produtividade que encontram regularmente. Você pode se surpreender com as respostas deles.

4. Configure um campus virtual. Use plataformas de treinamento sob demanda que capacitam sua força de trabalho a aprender novas habilidades — com rapidez, facilidade e onde quer que estejam. Ou contratem soluções e serviços de mercado que acelerem o aprendizado de seu time.

5. Tenha mentores, profissionais que são referências em seus mercados, e que com sua experiência, poderão acelerar a inovação sobre vários pontos de melhoria necessários para seu negócio.

Para PMEs, inovação e produtividade andam de mãos dadas

Existe uma simbiose maravilhosa entre inovação e produtividade. Quanto mais inovadora uma empresa, mais ela pode impulsionar a produtividade. Por sua vez, esse aumento de produtividade permite que a força de trabalho seja mais criativa e inovadora. O ciclo continua à medida que a empresa cresce.

A inovação é crucial para as PMEs que precisam fazer mais com menos. Melhorar a velocidade de decisão, criar forças de trabalho mais bem equipadas e aumentar a produtividade são apenas alguns dos benefícios da inovação. As PMEs também descobrirão que a inovação lhes permite atender melhor às suas partes interessadas e se preparar para os desafios de um mundo pós-pandêmico.

As PMEs que buscam impulsionar a produtividade podem começar impulsionando a inovação. E a criação de um local de trabalho mais inovador pode começar com a criação de uma estratégia simples.


Este artigo foi produzido por Carlos Busch, Vice Presidente de Vendas e Marketing Latin America na Salesforce, TEDx palestrante e colunista da MIT Technology Review Brasil.