Blog entry by Beitech .
As experiências enfrentadas durante a pandemia podem ter mudado para sempre o ensino nas instituições privadas de São Paulo. Colégios, cursinhos, universidades e escolas de idiomas criaram, às pressas, condições para que seus alunos conseguissem assistir às aulas remotamente. Um pouco depois, passaram a oferecer um modelo híbrido. Esta última opção deve seguir nos currículos mesmo após a crise.
"Muitos professores tinham medo de usar a tecnologia, mas eles se superaram", diz Benjamin Ribeiro da Silva, presidente do Sieeesp (sindicato das escolas privadas de SP). Segundo ele, a tendência é que o sistema mesclado permaneça. Os estudantes continuariam indo presencialmente, mas poderiam assistir às recuperações ou repor dias perdidos a partir de casa.
Isso, porém, não será fácil para todos os colégios.
A rede é heterogênea. Silva conta que, entre as 11 mil associadas do sindicato, muitas atendem classes C, D e até E. Alguns dos alunos, portanto, tiveram dificuldades para acompanhar aulas remotas durante a pandemia.
COLÉGIO PARTICULAR: OBJETIVO
Tecnologia é legado que fica após pandemia
Campeão pela quarta vez seguida, o Objetivo foi citado por 10% dos paulistanos como melhor colégio particular da capital.
Maria do Rosário de Toledo Camargo, coordenadora pedagógica da escola, atribui o bom resultado no último ano ao empenho do Objetivo em seguir provendo uma boa educação em meio à pandemia.
"Investimos muito em tecnologia em 2020, quando ficamos praticamente sem funcionar. Em 2021, já estávamos bem preparados para a volta às aulas".
"A indústria, órgãos de Estado e da Justiça elogiam nossos estudantes. Dizem que eles são bem formados tecnicamente e que também têm valores", afirma Vasconcelos.
Em 2022, o Mackenzie completa 70 anos com o título de universidade. Para manter o nível durante a pandemia, precisou, em poucos dias, atender remotamente cerca de 25 mil alunos. Antes, tinha cerca de mil estudantes de EaD.
Depois, no segundo semestre do ano passado, recebeu os alunos por seis semanas. Ao fim do prazo, fez uma pesquisa de satisfação, na qual 80% dos discentes se mostraram satisfeitos com a iniciativa.
A graduação volta agora ao presencial, mas a expertise desenvolvida com as aulas remotas continuará a serviço de mestrado, doutorado e algumas pós lato-sensu.
Vasconcelos conta que, durante o período, a vida para além das aulas nos campi também fez muita falta.
"Sofremos sem os corais, as atividades dos centros acadêmicos e as esportivas, porque não dá para treinar online. Esperamos que tudo volte ao ritmo pré-pandemia."
MACKENZIE
18% das menções
Fundação
1870 (virou universidade em 1952)
Unidades
Três campi
Funcionários
1.720
Faturamento
R$ 1,478 bilhão do Instituto Presbiteriano Mackenzie, entidade mantenedora da universidade, em 2021
Crescimento
6,6%
Nós gostamos de pessoas. O professor que trabalha no Mackenzie, os líderes e os mackenzistas acreditam que a educação, de fato, transforma a vida.Damos todas as possibilidades de formação para que os alunos se tornem cidadãos que contribuam para transformar a sociedade